Quem somos
Comunicação consiste em um esforço integrado de diferentes ações, visando o fortalecimento da identidade e da imagem institucional. Por ser uma área estratégica, a comunicação da Universidade Federal Rural da Amazônia converge com os princípios de missão, visão e valores que perpassam a instituição.
Pensar a comunicação em uma universidade de porte tão grande como a Ufra é um desafio enorme, pois lidamos diariamente com públicos diversos, entre estudantes, docentes, técnicos-administrativos, governo, órgãos de controle e sociedade em geral.
Deste modo, destaca-se o desenvolvimento de planos e atividades voltados para o atendimento das demandas dos públicos interno e externo, proporcionando assim maior interação e sinergia.
Quais são os canais de interação com os públicos da Ufra?
1. Site principal da Ufra
O site institucional é o principal canal de comunicação entre a Universidade e os seus públicos de interesse, voltado para consolidação da imagem da Ufra enquanto uma entidade produtora de conhecimento.
Além de agrupar informações de caráter administrativo e acadêmico, o site da Ufra possui basicamente três mecanismos de difusão de conteúdos:
- Notícias
As pautas das notícias são discutidas, elaboradas e produzidas estrategicamente por equipes que pensam a comunicação da universidade de forma sistêmica. Promover a Ufra como instituição de excelência nas áreas de ensino, pesquisa e extensão é o objetivo principal desta seção.
- Informes
Os informes veiculados no site da Ufra são elaborados diretamente pelas Pró-reitorias, Campi e Institutos. A finalidade desta área é servir de suporte para divulgação de informações acadêmicas e administrativas, atendendo aos interesses específicos dos públicos que estas unidades se relacionam. Pauta-se, assim, pela descentralização da comunicação, visando agilidade e maior interação com o público-alvo da Ufra.
- Eventos
Eventos são atividades acadêmicas que ocorrem no âmbito da universidade. Assim como os informes, as unidades acadêmicas e administrativas podem publicizar os seus eventos no site da Ufra.
2. Sites das unidades
Os sites das unidades (institutos, departamentos e coordenações) têm a função de criar canais de comunicação entre os setores e os seus públicos específicos, diferentemente do site principal, que objetiva falar amplamente com a sociedade.
3. Mídias sociais
As mídias sociais desempenham um papel fundamental na divulgação das notícias de grande impacto para a imagem da universidade. Além disso, estas redes fornecem um valioso insumo para detectarmos as principais questões demandadas pela comunidade acadêmica.
Redes Sociais