Como solicitar divulgação
Solicitação de divulgação e sugestão de pauta
O pesquisador, professor, técnico ou estudante pode encaminhar sua sugestão de pauta com antecedência mínima de três dias para o email: ascom@ufra.edu.br.
Se possível, o email deve conter as informações iniciaisdo que está sendo sugerido. Em caso de evento, pedimos que as informações sobre o evento também sejam enviadas por e-mail à Ascom, por no mínimo três dias úteis antes da data de início da programação (favor confirmar o recebimento via telefone). A divulgação prévia de eventos (congressos, encontros, palestras,oficinas e outros) garante um maior alcance de público, maior repercursão e pode gerar interesse da imprensa, especialmente em caso de eventos abertos ao público.
Algumas informações necessárias:
- Data;
- Local;
- Objetivos;
- Programação completa;
- Logotipo do evento (se houver);
- Cartaz, banner etc. (se houver);
- Site do evento (se houver);
Como divulgo meu material na imprensa?
A Assessoria de Comunicação encaminha periodicamente à imprensa informações de interesse institucional de acordo com as demandas recebidas (e avaliação do conteúdo). Projetos de extensão e ações de cunho social têm maior visibilidade junto aos veículos de comunicação. As informações são recebidas e repassadas com linguagem jornalística e de fácil entendimento e são encaminhadas como sugestãode pauta à imprensa, que acata ou não à divulgação.
As equipes de reportagem entram em contato com a Ascom motivadas por dois fatores:
-Divulgação do release (texto encaminhado pela Ascom aos veículos decomunicação);
-Demanda espontânea (interesse da mídia).
Principais veículos e dinâmica de funcionamento
-Portais: a redação funciona 24 horas (atendimento imediato com grande número de acessos e compartilhamentos)
-TV: matérias do jornal (são exibidas por no máximo 4 minutos) e matérias especiais (até 10 minutos). A maioria dos jornais têm duas edições e grande parte das redações funciona 24h, com escala das equipes.
-Jornais impressos: matérias podem ser feitas pessoalmente, por e-mail ou por telefone. Precisam estar prontas até as 18h, que é o prazo máximo de envio e recebimento pelas chefias de reportagem.
-Rádios: entrevistas são de forma presencial ou por telefone (dinâmicas,rápidas e na maioria das vezes ao vivo). Têm grande alcance junto à comunidade urbana e rural.
-Revistas: estrutura mais detalhada, equipe específica, maior tempo deapuração e trabalho. Possuem grande visibilidade (temas positivos, matériasmaiores, fotos e estrutura gráfica convidativa).
PARA SABER MAIS CONFIRA A CARTILHA DE ORIENTAÇÕES DA ASCOM E TAMBÉM O MANUAL DE CRITÉRIOS DE NOTICIABILIDADE, COBERTURA E PRODUÇÃO DE ARTES DA UFRA
Redes Sociais